Você sabe o que é Marketing de Conteúdo?

Você sabe o que é Marketing de Conteúdo?

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia do mundo digital para atrair, através de textos, vídeos ou imagens, o público-alvo para a marca. O conteúdo pode ser informativo ou apenas ter o objetivo de entreter o usuário, mas a finalidade é a mesma: seduzir um cliente em potencial – o famoso e concorrido lead.

 

Para que serve o Marketing de Conteúdo?

Com a estratégia certa, um bom marketing de conteúdo otimiza os resultados direta e indiretamente. Um bom exemplo é o rankeamento na busca orgânica: a qualidade da informação, o volume de conteúdos indexados e a escolha certa das palavras-chave do texto são pontos que levam a marca à primeira página da busca do Google, ou seja, aumenta sua visibilidade.

Hoje, o Google é bastante exigente e o algoritmo de busca consegue identificar se o conteúdo é interessante para o usuário. O CTR, link building e o tempo de permanência na página também são analisados e contribuem para o rankeamento.

Outra vantagem é aumentar a interação entre público e marca. Você fala sobre o nicho do seu produto e as pessoas se interessam, compartilham a informação e comentam. E pessoas atraem leads. Ops! Pessoas atraem pessoas.

 

Como fazer Marketing de Conteúdo?

Existem várias formas de chegar ao público-alvo com o Marketing de Conteúdo. Segue alguns exemplos:

 

  • Blog:

 

O Blog ainda é a forma mais popular para disseminar um conteúdo. E, seguindo as premissas de SEO, se torna ainda mais relevante para a busca orgânica. Um conteúdo escrito, de qualidade, atrai e fideliza os visitantes. Fazer referência a especialistas na área de que se fala, por exemplo, dá credibilidade.

 

  • Vídeo

 

O vídeo é uma estratégia que tem sido cada vez disseminada. Graças à tecnologia dos celulares e plataformas que ajudam na edição, hoje, as pessoas têm mais facilidade para produzir este tipo de conteúdo. A criatividade não tem limite, são canais dos mais diversos formatos e assuntos: webseries, programas de culinária, entrevistas, moda e beleza, storytelling, entre outros.

 

  • Imagem

 

Uma boa imagem, às vezes, vale mesmo mais que mil palavras. Ilustrações, gráficos e fotos atraem o usuário por transmitir de forma mais direta a informação e, quando bem feitos, conseguem ser mais explicativos que qualquer ebook ou vídeo. Um canal que utiliza imagem e é um ponto forte para se relacionar com o cliente é o Instagram.

 

  • Infográfico

 

O formato do infográfico e sua didática têm sido uma das estratégias mais bem recebidas pelo público. Mas o que é infográfico? São imagens ou desenhos que, com um texto suporte, explicam e instruem sobre um determinado tema, de forma simples e prática de visualizar. Sua objetividade e cores fazem desse tipo de conteúdo um dos mais acessados e compartilhados nas redes sociais.

 

  • Ebook

 

O ebook trabalha o conteúdo de forma mais longa e com uma maior riqueza de detalhes. É uma abreviação do termo inglês eletronic book, literalmente “livro eletrônico”. É um livro digital e ótima ferramenta para capturar leads de qualidade. Produzir um ebook ajuda a fortalecer a autoridade da marca sobre o assunto. Geralmente, é disponibilizado nas landing page em PDF.

 

Como o Marketing de Conteúdo tem ajudado o mercado?

O Marketing de Conteúdo gera mais audiência, consequentemente, mais leads e, por fim, aumenta a taxa de conversão dos sites que apostam nessa estratégia.

 

Exemplo de Sucesso:

A icons4u em parceria com o laboratórios Aché produz, mensalmente, para afiliados do programa de benefícios Cuidados Pela Vida, uma revista digital que fala sobre saúde e bem-estar .

O sucesso é tanto que a revista ganhou uma versão física e está disponível para todos os leitores cadastrados que solicitam o material, além de médicos parceiros e farmácias participantes.

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