Gamification e o endomarketing

Gamification e o endomarketing

Que a gamification veio para ficar a gente já sabe. A ferramenta começou a bombar no mercado digital, em 2011, e se tornou uma importante estratégia de engajamento para empresas atraírem e reterem clientes de diversos segmentos.

 

O que é Gamification?

É um método criado para dialogar com os clientes através de mecânicas e dinâmicas de jogos, criando experiências com a marca. O enredo e a estratégia vão de acordo com o objetivo de cada empresa, o importante é a interação com o público-alvo.

 

Exemplos de Gamification

A gamification é uma aplicação de game design. Sistema de pontos, premiações virtuais ou reais, avatares e placares são alguns exemplos de como utilizar a gamification para interagir. Produzir games relacionando o produto com entretenimento, assim como motivar e desafiar o usuário, é a chave do sucesso. E sucesso significa gerar compartilhamento da marca e conteúdo.

 

Cases de Gamification

 

O famoso jogo Pokémon Go entretém pessoas do mundo todo. A febre serviu de incentivo também para o mundo corporativo. As empresas começaram a investir em Pokémon nos seus estabelecimentos, o que trouxe mais receita para os produtores do game.

O curso on-line Duoling (www.duolingo.com) também investiu na gamification para tornar as aulas mais dinâmicas. São testes e desafios com o objetivo de capacitar o usuário na língua escolhida. A ideia deu super certo e, hoje, o Duoling é um dos aplicativos mais utilizados no Brasil.

 

Ultrapassando os limites

 

O resultado positivo ultrapassou a relação cliente X empresa. Hoje, a técnica é usada também na educação e vem ganhando cada vez mais adeptos no endomarketing (o marketing interno) das empresas.

 

Por que investir na gamification no endomarketing?

 

Cada vez mais as empresas vêm reconhecendo o valor do endomarketing, a fim de incentivar os colaboradores e diminuir o turnover. É aí que entra a gamification: competitividade saudável, cooperação, realização e desafios de uma forma dinâmica, envolvente e divertida. A técnica desenvolve habilidades, integra equipes e incentiva comportamentos.

 

A próxima fase? icons4u

 

A icons4u é uma empresa com profissionais capacitados e especializados nesse estilo de dinâmica. Além da extensa experiência com endomarketing, a icons4u entrou com tudo no mercado digital e está sempre conectada com as tendências online para garantir o melhor para os clientes.

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