Endomarketing e comunicação interna

Endomarketing e comunicação interna

Já é comprovado que colaboradores satisfeitos têm relação direta com clientes satisfeitos. O modo que as empresas têm achado para satisfazer seus colaboradores? O endomarketing. Com ele, as empresas criam estratégias para atrair e reter funcionários qualificados. Mas como ele funciona na prática?

Endomarketing nas empresas

Reduzir o turnover, fortalecer a cultura organizacional, promover o alinhamento estratégico da empresa, engajar os colaboradores e promover a integração dos funcionários são os principais benefícios de uma comunicação interna de qualidade.

A comunicação interna gera consciência sobre o trabalho realizado, atualização de conhecimentos para o dia a dia, compartilha as novidades estratégicas da empresa e motiva, mesmo que indiretamente, a capacitação da mão de obra.

Endomarketing exemplos

Cada vez mais as empresas têm substituído a velha intranet por canais mais modernos. A utilização de uma TV corporativa garante agilidade na informação, um bom storytelling pode ser um excelente canal de incentivo e a gamification entretém os funcionários sem tirar o foco do trabalho.

Uma ferramenta que têm gerado bons resultados é a Rede Social interna. Nela, os colaboradores podem adicionar cargo, nome completo, acompanhar depoimentos de outros colabores, participar de grupos de discussão, compartilhar conhecimentos e ter acesso a conteúdos como vídeos. Uma boa plataforma interna substitui o facebook, instagram e outras redes, pelo menos durante o expediente.

Entretanto, a socialização off-line continua sendo importante. Por isso, as festas de fim de ano e comemorações de metas batidas continuam em alta e são insubstituíveis.

Endomarketing cases

 

Turbine suas Vendas

O Turbine suas Vendas é uma campanha de incentivo destinado a vendedores, gerentes de loja e supervisores de redes de varejo feita pela icons4u em parceria com operadora Vivo. Foi criada uma plataforma que hospeda uma loja virtual e vende desde viagens a eletrodomésticos. A moeda são os pontos conquistados de acordo com as metas batidas. Na mesma plataforma, é possível acompanhar os resultados dos vendedores. O programa é um sucesso e motiva cada vez mais os funcionários.

Fiat

A Fiat fez dos seus colaboradores seus primeiros clientes. São eles os primeiros a fazerem os testes-drives dos lançamentos dos carros. Além dessa iniciativa, outras inúmeras ações de incentivo são oferecidas pela fábrica, como festas da empresa e promoções internas.

 

Resumo do que é endomarketing

 

O Endomarketing são ações de incentivos para tornar a Comunicação Interna da empresa mais atraente e, com isso, participativa.

Para o endomarketing da empresa ser um sucesso, é necessário que sejam elaboradas estratégias como qualquer campanha de marketing. Pesquisa e análise do cliente interno, o objetivo que se deseja alcançar, as métricas, técnicas, todas essas etapas devem ser planejadas e executadas para que a campanha seja produtiva.

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