Estratégias para o Instagram

Estratégias para o Instagram

O Instagram chegou com a ideia de possibilitar aos usuários dividirem suas experiências através de imagens e formas de interação como as do Facebook, através de comentários e curtidas. No Brasil, já passam de 35 milhões os usuários que utilizam o aplicativo lançado em 2010.

A brincadeira ficou séria para o mercado, e as marcas viram uma oportunidade de se posicionar e estreitar o relacionamento com o usuário também presente nessa rede de relacionamento. A rede social conta com plataformas de criação de anúncios que aumentam a visibilidade das empresas com a estratégia certa. Visibilidade quer dizer nutrir leads.

 

Como funciona o algoritmo do Instagram

Diariamente, cerca de sessenta milhões de publicações são feitas no Instagram. Os assuntos são os mais diversos: esportes, política, saúde e bem-estar, entre outros.

Para identificar o conteúdo relevante para cada perfil de usuário, foram criados algoritmos que permitem que esse conteúdo apareça no feed de notícias do usuário certo.  Esta é uma estratégia adotada por todas as redes sociais. No Instagram, a prática só aconteceu depois da rede social ser comprada pelo Facebook, em 2012.

Claro, o Instagram ainda não tem as mesmas mais de 100 mil variáveis de combinações do algoritmo do Facebook, porém são importantes para definir a ordem do feed:

  • Engajamento medido por curtidas e comentários;
  • Interação com o autor do post.

 

Seguidores do Instagram

Fazer uma estratégia de Marketing Digital usando o Instagram exige o mesmo empenho e planejamento que todas as outras estratégias.

Primeiro, é preciso saber que o público do Instagram não é o mesmo público do Facebook, assim como o público do Twitter não é o mesmo do Youtube. É preciso saber que cada canal tem um perfil de usuário e um tipo de comunicação. Portanto, nada de economizar nas pesquisas. Reaproveitar dados e supor que a mesma estratégia vai dar certo. Provavelmente, não vai. É necessário adaptar o conteúdo ao novo público se quiser fazer sucesso.

 

Como usar o Instagram para promover a marca?

Faça conteúdo de qualidade voltado para o Instagram. O que diferencia essa plataforma das demais é utilização de vídeos curtos, imagens e #hashtags, já que é um público muito mais voltado ao visual do que o normal. Faça um estudo do que o público procura e transforme isso em algo criativo, atraente e objetivo.

Interaja com seus seguidores e siga-os de volta. Valorizar quem valoriza a marca é uma estratégia para fidelizar o cliente e fazer dele um fomentador natural da marca.

Otimize a página de acordo com seu objetivo e promova anúncios. Já foi tempo que fazer o posicionamento da marca em redes sociais sem investir dava resultados. Hoje, para se destacar, é necessário fazer investimento financeiro.

 

Exemplo de Ações de Marketing no Instagram

As marcas de moda saem na frente no Instagram por trabalharem com o visual. A Melissa se destaca por ser um perfil que compartilha não só seus produtos, mas o dia a dia da equipe, os bastidores da produção e, claro, as atualidades da moda, tudo com uma comunicação jovem.

Outro tema bastante popular no Instagram é saúde e bem-estar. O perfil da Gabriela Pugliese é um dos mais seguidos na rede. Nele, a famosa blogueira dá dicas de alimentação, beleza e mostra o seu dia a dia.

Com bom gosto e estratégia certa, seja para direcionar venda ou se posicionar, o Instagram é um grande aliado para os negócios.

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